Buraco de minhoca

Imagine um transporte para qualquer parte do Universo, não se trata de espaçonaves, e sim por um passeio por um Buraco de Minhoca, um túnel teórico que forma buracos no espaço e no tempo. Em teoria, um Buraco de Minhoca é formado por uma garganta conectada a duas bocas, que se situam em locais diferentes no espaço, o que é espantoso pois, vamos tirar como exemplo a galáxia de Andrômeda, nunca chegaríamos lá mesmo viajando na velocidade da Luz em menos de 600 mil anos, o que poderia ser feito por um buraco de minhoca em segundos.

Muitos pensão se um Buraco de minhoca existe ou se é mais um contructo matemático imaginado por Einstein, porém, a Teoria da Relatividade Geral permite a existência de Buracos de Minhoca, em 1930, Einstein e Nathan Rosen calcularam as equações de um túnel intergaláctico conhecido por A Ponte Einstein Rosen, portanto, um Buraco de Minhoca é uma solução das equações de Einstein para a Relatividade Geral que dizem como a gravidade funciona, ele é hipotético e o que ele faz é conectar diferentes partes do espaço e do tempo, O Buraco de Minhoca matemático surgiu do estudo de Buracos Negros.

Einstein não imaginou um Buraco de minhoca como um meio para viagens espaciais, um Buraco de Minhoca é criado teoricamente em algum momento no tempo, ele se abre e depois se fecha, se algo tentar atravessa-lo será esmagado quando ele se fechar.

Um Buraco de Minhoca típico que descrevemos nas equações, que estudamos, é instável, desaparece em um tempo incrivelmente curto então é preciso ter um modo de mantê-lo aberto, essa instabilidade foi descoberta nos anos 60, e o conceito deixou de ser pesquisado, após o livro lançado por Carl Sagan nos anos 90, chamado Contato, os físicos teóricos que estudavam a Teoria da relatividade Geral começaram a investigar se poderia existir um buraco de minhoca que ao contrário do descrito por Einstein possa ser atravessado, mas antes, teriam de impedir que o buraco se fechasse, teriam de mantê-lo aberto, isso requer algo chamado de Matéria Negativa, ou Matéria Exótica.

Nunca vimos a Matéria Negativa, ela teria propriedades anti-gravitacionais, e se um dia viermos a encontrar tal Matéria Negativa, essa poderia ser usada para estabilizar um Buraco de Minhoca.

A terminologia “ Buraco de Minhoca “ nasceu da analogia de uma maça, querendo ir de um lado da maça para uma outra extremidade, se você fosse um bicho poderia abrir caminho por dentro da maça para assim chegar ao outro lado por um caminho bem mais curto.

Os Físicos não sabem se um buraco de minhoca acontece naturalmente no Universo, uma possibilidade que os Físicos imaginam que poderia permitir a construção de buracos de minhoca seria explodi-los do que se considera o Tecido do Espaço Tempo, que poderia mesmo conter pequenos Buracos de Minhoca surgindo e desaparecendo por causa das leis da Mecânica Quântica, esses Cientistas pensam que talvez, buracos de minhoca atravessáveis possam ser esculpidos na Espuma Quântica, uma estrutura sub-atômica similar a bolhas que possam existir por todo o Universo numa escala um bilhão de trilhões de vezes menor que o núcleo de um átomo, é óbvio que o leitor esta coçando a cabeça e pensando que isso é inviável, realmente é, considerando qualquer tecnologia que conhecemos, mais ao menos, é algo que podemos imaginar.

Re-intero ainda que as leis da Física permitem a existência de Buracos de Minhoca, falamos até agora quanto a viagens no espaço, mas e quanto as viagens no tempo?, a Teoria da Relatividade Geral de Einstein revela que é possível viajar no tempo para o futuro, o tempo é percebido de modo diferente dependendo de onde estamos no Universo e de como nos movemos., Por exemplo, objetos que se movem quase a velocidade da luz envelhecem menos que objetos parados, e objetos próximos a um corpo gravitacional envelhecem mais lentamente que os objetos distantes, relógios funcionam diferentes em campos gravitacionais diferentes.

Relógios na superfície da Terra andam um pouco mais devagar do que relógios nos céus, um exemplo disso é que os relógios num GPS num sistemas de satélite andam um pouco mais de pressa que os relógios aqui na terra porque estão em um campo gravitacional mais fraco, os cientistas e engenheiros que planejam os GPS tem que levar em conta essa diferença nos relógios, por que se não, todos os GPS em todo o mundo não funcionariam, você sairia do Rio de Janeiro em direção a São Paulo e acabaria em Minas Gerais

Os Físicos estudaram a possibilidade de um Buraco de Minhoca tornar possível não só a viagem para o futuro como também para o passado,. Se houvesse um buraco de minhoca com uma boca perto da Terra, e a outra no centro da Galáxia, a velocidade do Fluxo de Tempo seria diferente em cada boca, e também no universo externo, mas se olhássemos diretamente para um buraco de minhoca, essas diferenças nas velocidades relativas vistas externamente e no interior do buraco, é que poderia converte-lo em uma máquina do tempo.

Só que ao passo de a física corroborar com essa hipótese, a viajem ao passado cria paradóxos perturbadores, como por exemplo, se eu voltar no tempo e matar meu avô, ele não seria pai do meu pai, que por sua vez não me teria, isso significa que eu não teria conseguido ir ao passado para começar.

Fontes: Teoria Especial da Relatividade / Teoria Geral da Relatividade – Albert Einstein , Contact – Carl Sagan.

Origem: http://enigmasemisterios.blogspot.com/2011/01/buraco-de-minhoca.html

Anúncios

3 comentários em “Buraco de minhoca

  1. Ola Bruno….

    Não sei não mas estaes laços dentro do tempo acho que existem aqui mesmo,pois nestes ultimos 10 dias te afirmo que mergulhei em meu passado,custoso,mas isto tem sido mais frequentte—-é como se pudessemos ou precisassemos ir e vir,como que utilizando a simultaneidade de tempos.O que vc acha?
    M. Cecilia

  2. Sendo assim, estamos a um passo de controlar esses buracos com a tecnologia do LHC (Colisor de hedrons). A materia negativa ja vem sendo trabalhada a alguns anos, com a desculpa de usa-la como combustivel, mas nunca acreditei que essa era realmente a verdadera intençaão.
    Só espero que se esses cientistas forem abrir algum portal, que seja para uma dimensão melhor que essa que vivemos.

    Luz e paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s